quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PAPIAMENTO

ESTOU MUITO FELIZ COM AS AULAS DE PAPIAMENTO DA RADIO VOIZ DI BONAIRE:

VERBO BEBER > 

mi ta bebe
bo ta bebe
e ta bebe
nos ta bebe
boso ta bebe
nan ta bebe

O tempo presente leva TA entre o pronome pessoal e o verbo (mi TA bebe)
O passado leva LO entre o pronome pessoal e o verbo (mi LO bebe)
O passado leva A entre o pronome pessoal e o verbo (mi A bebe).

Existem só 3 tempos de verbo em papiamento?>>>>

Desta forma  podes fazer para TODOS os verbos, menos com o verbo  ESTAR que é irregular.

Estar = TA

Presente: mi ta
Passado: mi tabata
Futuro: mi lo ta

Vou-te por aqui aguns verbo e veras que a maioria sao a terceira pessoa do Singular do presente do indicado (em Portugues)..... com algumas exepcoes.

Comer = kome
Caminhar = Kamna
Dormir = drumi
Nadar = landa
Ir = bai
ver (portugues arcaico; mirar) = mira
levantar - lanta
corre = kore


Em papiamentu nao ha Plural..... ha so singular 
Em Papiamentu nao ha genero (o, a, as, os) E so e

a mulher = e muhe
o homem = e homber
a galinha = e galinya
o galo = e gai.

Em Papiamento não ha o problema que em Português temos de saber estamos: 


No Brasil = na Brasil
Na Venezuela = na Venezuela
Nos Estados Unidos = na Merka
Nos Galapos = na galapos
Nas Filipinas = na Filipinas

3 comentários:

  1. como eu faço para ter mais materias do curso de papiamento

    ResponderExcluir
  2. Estou interessado em material de Papiamento como gramática,livros com textos e áudio, dicionários e muitas outras coisas.

    ResponderExcluir
  3. Se vc tiver interesse em me passar um curso completo de papiamento manda pro meu e-mail o material todo. Estou interessado em aprender papiamento alanpereira.itarinau@yahoo.com.br.itarinau@gmail.com

    ResponderExcluir

CANAL NO YOUTUBE